Mantendo a tradição de todos os anos, o Esquina volta com as apostas para o próximo Oscar! Como sempre, fazemos nossas previsões para a premiação do ano que vem, com palpites baseados unicamente em filmes que assistimos -- ou seja, nada de previsões furadas a partir do que os outros estão dizendo. Por isso, é uma lista que está em constante atualização por aqui.
Melhor Filme
Oppenheimer. É quase impossível o filme de Christopher Nolan, sucesso inesperado de bilheteria no embalo de Barbie, não entrar na lista de 10 melhores filmes do ano. O longa-metragem não apenas conta com um elenco de ponta, como Nolan já ganhou algumas indicações passadas, pelo épico de guerra Dunkirk e por A Origem.
Melhor Direção
Christopher Nolan, por Oppenheimer. Além da atuação praticamente certa de Oppenheimer como Melhor Filme, são poucas as chances de Nolan não receber uma indicação em Melhor Direção. O britânico, que já foi indicado na categoria, faz aqui seu trabalho mais maduro e deve ser reconhecido por seus pares com uma indicação.
Melhor Ator
Cillian Murphy, por Oppenheimer. O astro de Peaky Blinders tem tudo para chegar ao prêmio em 2024. Não apenas ele está muito bem no filme, como também teve uma clara transformação física para chegar ao físico de Oppie. Seria a primeira indicação ao Oscar.
Melhor Ator Coadjuvante
Robert Downey Jr., por Oppenheimer. Outra boa aposta para Oppenheimer é Robert Downey Jr. como ator coadjuvante. Seria sua terceira indicação ao prêmio e talvez chegue como a mais provável de vencer. É, junto com Cillian, o coração do filme.
Matt Damon, por Oppenheimer. Downey Jr. com certeza será a grande aposta na categoria para Oppenheimer -- e a Universal deve focar seus esforços no ator de Homem de Ferro. Mas outro nome pode surgir na disputa: Matt Damon, intérprete de Gen. Groves.
Ryan Gosling, por Barbie. Sim, não estou apostando em Barbie em nenhuma das categorias principais -- e posso fazer um texto depois, explicando. Mas Gosling é praticamente garantido como indicado em Ator Coadjuvante. Só será difícil levar algo.
Melhor Atriz Coadjuvante
Emily Blunt, por Oppenheimer. Convenhamos que a personagem de Emily Blunt em Oppenheimer é bastante subdesenvolvida, mas tem momentos de atuação forte e potente -- uma cena em especial, no final, é a fita de apresentação no prêmio. Deve ser indicada.
Melhor Roteiro Adaptado
Christopher Nolan, por Oppenheimer. Grandes chances de Nolan fechar a trinca de principais indicações com Melhor Roteiro Adaptado com Oppenheimer, inspirado em um livro (muito bom, por sinal) de Kai Bird e Martin Sherwin. É para consagrar de vez.
Melhor Roteiro Original
Greta Gerwig e Noah Baumbach, por Barbie. A Warner Bros. ainda não decidiu se vai inscrever Barbie como Melhor Roteiro Original ou Adaptado. Aposto na primeira opção, ainda que seja a luta mais inglória contra, provavelmente, Villeneuve e Scorsese.
Melhor Animação
Homem-Aranha: Através do Aranhaverso. Ao contrário de algumas pessoas mais otimistas, não acho que tenha alguma chance de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso receber indicação em Melhor Filme. Mas Melhor Animação? Seria um verdadeiro crime se a Academia esnobasse este segundo capítulo na categoria.
Elementos. Este filme da Disney-Pixar não foi tão bem de bilheteria, carregando um pesado (e injusto) estigma de fracasso. No entanto, o filme é bonitinho e tem uma boa mensagem, sendo quase certo que vai garantir uma indicação ao diretor Peter Sohn.
Super Mario Bros. Enquanto Elementos fracassou, esta é a maior bilheteria do ano até agora -- ainda que deva ser superado por Barbie a qualquer momento. Super Mario Bros. é uma animação divertida e colorida, que não deve ganhar, mas deve levar a indicação.
Melhor Som
Oppenheimer. Estamos em julho e já te asseguro uma coisa: Oppenheimer não apenas será indicado na categoria de Melhor Som, como será o grande vencedor. Não tem pra ninguém: a experiência sonora do filme é um verdadeiro espetáculo à parte.
Melhor Trilha Sonora Original
Ludwig Göransson, por Oppenheimer. Outro ponto alto do filme de Christopher Nolan é a trilha sonora, assinada por Ludwig Göransson (Pantera Negra, Tenet). Não só é muito boa, como também o compositor já levou uma estatueta para casa pelo filme da Marvel.
Melhor Canção Original
Dance the Night, por Barbie. Não era a aposta original do estúdio (a principal vem a seguir, logo abaixo), mas Dance the Night, da Dualipa, se tornou um sucesso absoluto em todo o mundo. Os votantes, sem dúvidas, vão colocar a (ótima) canção no páreo.
What Was I Made For?, por Barbie. A aposta principal da Warner Bros. para a categoria é esta canção de Billie Eilish. A música é boa e tudo mais, mas convenhamos: quase ninguém está falando desta composição, abaixo do que foi apresentado por Dua Lipa.
Melhor Fotografia
Hoyte Van Hoytema, por Oppenheimer. Não é exatamente o grande destaque do filme -- fica um pouco apagada por conta de outros elementos técnicos mais impactantes. No entanto, o bom trabalho com a filmagem em película 70mm deve garantir a indicação.
Melhor Edição
Jennifer Lame, por Oppenheimer. Outra categoria praticamente certa é a de Melhor Edição. Oppenheimer conta uma história complicada de forma inteligível principalmente por conta do bom trabalho de Jennifer, que ainda não foi indicada na premiação.
Melhores Efeitos Especiais
Guardiões da Galáxia Vol. 3. Sim, a Marvel está passando uma fase difícil demais nos cinemas e na TV. E sim, um de seus maiores problemas são os efeitos especiais. Mas está tudo em ordem em Guardiões da Galáxia Vol. 3, praticamente garantido na categoria.
Indiana Jones e a Relíquia do Destino. Assim como Elementos, um fracasso absoluto de bilheteria. No entanto, os efeitos visuais são um show: tanto na forma que conseguiu rejuvenescer Harrison Ford, quanto nas recriações de um passado já bem distante.
Melhor Design de Produção
Ruth De Jong, por Oppenheimer. Categoria dificílima para Nolan, que potencialmente deve competir com Barbie e Duna 2. No entanto, Ruth De Jong -- que já foi indicada para o Emmy, mas nunca para o Oscar -- deve abocanhar uma das indicações na noite do Oscar.
Sarah Greenwood, por Barbie. A sra. Sarah Greenwood já deve estar escolhendo o vestido para usar na premiação. Alguém acredita que Barbie pode ficar de fora da grande noite?
Melhor Figurino
Jacqueline Durran, por Barbie. Outra pessoa que já deve estar se preparando para a noite do Oscar é Durran. O filme da Barbie tem o figurino como um de seus pontos altos, contando até mesmo com uma sequência que exalta vários vestidos feitos para o filme.
Melhor Cabelo e Maquiagem
Barbie. Não é exatamente a categoria técnica que mais se destaca por aqui, mas Barbie também deve conquistar uma indicação em cabelo e maquiagem. Afinal, ao lado dos figurinos, é esta categoria que ajuda a dar uma cara mais "plástica" e divertida ao filme.
Comentários