Assim como disse no ano passado, é impossível e injusto fazer uma lista de melhores livros do ano. Afinal, ao contrário do cinema, não dá para acompanhar todos os lançamentos. São centenas de livros lançados no mercado em formato físico, outras centenas de republicações e, sem dúvidas, algumas milhares de histórias lançadas em formato digital diretamente em ebook.
Por isso, aqui no Esquina, resolvemos falar dos melhores livros lidos após pedidos de leitores. Não queremos, em momento algum, determinar o que foi melhor ou pior no ano. Por isso mesmo, aliás, decidimos incluir inclusive obras de outros tempos e até alguns livros lançados no ano anterior. Afinal, estamos compartilhando aqui a nossa experiência com livros. Não é ranking.
Abaixo, então, confira quais foram as melhores experiências literárias do Esquina em 2020:
8.
Título: Richthofen: O Assassinato dos Pais de Suzane
Autora: Roger Franchini
Editora: Planeta
Páginas: 192
Link para Compra: amzn.to/3rDv22D
Trecho da resenha: "Richthofen é uma forma do leitor mergulhar na história da família assassinada por Suzane e os Cravinhos enquanto se depara com uma ficção policial, que instiga e provoca aos moldes de livros de Rubem Fonseca. É estilosa, é interessante, é instigante. É uma maneira curiosa e diferenciada de entender um dos maiores crimes brasileiros". Resenha AQUI.
7.
Título: Microscópio: Microcontos e Microletrados
Autora: Delma Maria Lucchin
Editora: InVerso
Páginas: 108
Link para Compra: https://www.editorainverso.com.br/pagina-de-produto/microsc%C3%B3pio-microcontos-e-microletrados
Trecho da resenha: "Microscópio é um livro curioso, divertido, interessante, dinâmico. Mesmo com seus contos não passando do tamanho de um parágrafo, há intensidade na história que é contada. Mas o mais importante é a montanha-russa de emoções: é raro encontrar um livro que acerte tanto e em tão pouco tempo. Uma leitura rara e deliciosa". Resenha completa AQUI.
6.
Título: Napoleão: O Homem por Trás do Mito
Autora: Adam Zamoyski
Editora: Crítica
Páginas: 784
Link para Compra: amzn.to/3mZTK9Y
Trecho da resenha: "Se quiser mergulhar na leitura profunda, literária e precisa da biografia Napoleão: O Homem por Trás do Mito, se dedique. Fazendo isso, asseguro que você terá uma nova visão sobre esse líder histórico -- tão conhecido por coisas banais, como a pose que fazia ou a suposta baixa estatura, que é comentada no livro, vale ressaltar". Resenha completa AQUI.
5.
Título: Bluebird, Bluebird
Autora: Attica Locke
Editora: Vestígio
Páginas: 304
Link para Compra: amzn.to/3aVnGBX
Trecho da resenha: "O final, enquanto isso, é o ápice. Parece uma mensagem não para o sul dos Estados Unidos exclusivamente, mas para todos aqueles lugares que ainda possuem uma estrutura racista e um comportamento privilegiado. Um livro policial, assim, que vai além da investigação. Palmas para Attica, uma escritora que merece ser acompanhada". Resenha AQUI.
4.
Título: Fascismo à Brasileira
Autora: Pedro Doria
Editora: Planeta
Páginas: 280
Link para Compra: amzn.to/3aQ8lm8
Trecho da resenha: "Entendemos melhor esse movimento do passado, compreendemos nossa formação a partir da História e, por fim, podemos refletir melhor sobre o que nos formou e o que fez com que chegássemos aqui. Poderia ter um pouco mais de força? Claro. Mas, no final das contas, devemos celebrar que tanto conteúdo bom está sendo produzido por aí". Resenha AQUI.
3.
Título: Homem Invisível
Autora: Ralph Ellison
Editora: José Olympio
Páginas: 574
Link para Compra: amzn.to/3o0fKCX
Trecho da resenha: "Homem Invisível é um livro à frente de seu tempo. Conta a história de um homem negro, na invisibilidade, num EUA "cordial", mas que não deixa de se armar de racismo, preconceito, intolerância. Não é leitura agradável. É forte e reflexivo. Uma obras histórica da literatura. E que merece atenção redobrada em tempos tão obscuros". Resenha completa AQUI.
2.
Título: Desvio
Autora: Juan Francisco Moretti
Editora: Ponto Edita
Páginas: 192
Link para Compra: amzn.to/2KHaBkQ
Trecho da resenha: "Desvio é um daqueles livros que não deixam o leitor sair impassível após a última página. Há provocações, intensidade e, sobretudo, boa literatura 192 páginas. Agora fica a recomendação não só da leitura de Desvio, como também para que todos acompanhem a jornada do argentino Juan Francisco Moretti. É a boa literatura latina". Resenha completa AQUI.
1.
Título: Qualityland
Autora: Marc-Uwe Kling
Editora: Tusquets
Páginas: 352
Link para Compra: amzn.to/38Lws2q
Trecho da resenha: "QualityLand é uma surpresa agradabilíssima. Ainda que cause preocupação por conta da intensidade das ideias, perspectivas e narrativas, o livro fala do futuro e nos faz pensar sobre o presente. Vemos como o caos de dados, o reinado do Facebook e a falta de privacidade pode levar as pessoas a um caos maior do que poderíamos pensar". Crítica AQUI.
Comentarios