É impossível -- e certamente injusto -- fazer uma lista dos melhores livros de um determinado ano. Afinal, ao contrário do cinema, não dá para acompanhar todos os lançamentos. São centenas de livros lançados no mercado em formato físico, outras centenas de republicações e, sem dúvidas, algumas milhares de histórias lançadas em formato digital diretamente em ebook.
Por isso, aqui no Esquina, resolvemos falar dos melhores livros lidos após pedidos de leitores. Não queremos, em momento algum, determinar o que foi melhor ou pior no ano. Por isso mesmo, aliás, decidimos incluir inclusive obras de outros tempos e até alguns livros lançados no ano anterior. Afinal, estamos compartilhando aqui a nossa experiência com livros. Não é ranking.
Abaixo, então, confira quais foram as melhores experiências literárias do Esquina em 2019:
1.
Título: Uma Mulher Perdida
Autora: Willa Cather
Editora: Ponto Edita
Páginas: 224
Link para Compra: amzn.to/2Fg6mGu
Justificativa: A Ponto Edita chegou ao mercado editorial brasileiro com uma força inacreditável. Afinal, com uma produção caprichada, a editora fez sua estreia com Uma Mulher Perdida, clássico da norte-americana Willa Cather e, até então, inédito no Brasil. E que livro! É poderoso, bem escrito e repleto de significações pros dias atuais. Leitura mais forte do ano. Crítica, AQUI.
2.
Título: S. Bernardo
Autor: Graciliano Ramos
Editora: Grupo Editorial Record
Páginas: 272
Link para Compra: amzn.to/2QJr3jo
Justificativa: De novo, um livro de outras épocas aqui no ranking de 2019. E, diferentemente de Uma Mulher Perdida, o excelente S. Bernardo já teve várias edições publicadas aqui no Brasil. O que o difere, e o faz entrar no ranking, é o novo design promovido pelo Grupo Editorial Record. Deu uma nova vida para este clássico imbatível de Graciliano, cheio de poesia na prosa. Crítica.
3.
Título: Uma Mulher no Escuro
Autor: Raphael Montes
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 256
Link para Compra: amzn.to/36ix9hp
Justificativa: Raphael Montes é presença frequente em minhas listas de melhores do ano. E não poderia ser diferente com o delicioso Uma Mulher no Escuro, livro no qual Montes versa sobre a jornada de uma mulher traumatizada por conta de um crime no passado e que é forçada a confrontar fantasmas. Livro mais maduro de Montes, é ótimo do começo ao fim. Entrevista AQUI.
4.
Título: As desventuras de Arthur Less
Autor: Andrew Sean Greer
Editora: Grupo Editorial Record
Páginas: 252
Link para Compra: amzn.to/36iz05R
Justificativa: Vencedor do Pulitzer de ficção em 2018, As Desventuras de Arthur Less é o livro mais humano que li ao longo de 2019. Escrito e maneira sensível por Andrew Sean Greer, a história acompanha a jornada do homem que dá título ao livro, repleta de meandros, barreiras e coisas difíceis de decifrar. Uma livraço que sensibiliza e emociona. A crítica completa está AQUI.
5.
Título: Matadouro-Cinco
Autor: Kurt Vonnegut
Editora: Intrínseca
Páginas: 288
Link para Compra: amzn.to/2Fcfc87
Justificativa: Esta edição foi lançada pela Editora Intrínseca para comemorar os 50 anos de Matadouro-Cinco. E é mais do que merecido. Afinal, a obra mistura ficção científica e humor com uma classe rara de se ver fora da literatura de Vonnegut. E a trama, que capta o clima bélico na qual foi escrita, consegue transcender as páginas do livro. Vale a leitura pra conhecer Vonnegut.
6.
Título: Ricardo e Vânia
Autor: Chico Felitti
Editora: Todavia
Páginas: 192
Link para Compra: amzn.to/35hf6qr
Justificativa: Chico Felitti fez sucesso, em 2018, ao contar a história do chamado "Fofão da Augusta" numa excelente reportagem no Buzz Feed. Depois, a editora Todavia fez um golaço ao levar a história para dentro de casa com o livro Ricardo e Vânia, que conta detalhes da vida de Ricardo -- o Fofão -- e de sua namorada, Vânia. Brilhantemente escrito, é jornalismo ao máximo.
Menções honrosas: Sobre o Autoritarismo Brasileiro, A Visita de João Gilberto aos Novos Baianos, Raios e Trovões, IDA Um Romance, Agora Serve o Coração
Não li nenhum desses! Mas confesso que fiquei tentada a ver Artur Less e Uma Mulher Perdida.