Apesar da comédia brasileira ser um produto quase que onipresente nos lançamentos nacionais, há pouco do chamado "cinema de gênero" sendo produzido em terras brasileiras. Ação, terror e suspense foram deixados de lado, por algum motivo pouco claro, mesmo após nomes como Zé do Caixão e Afonso Poyart mostrarem que é possível expandir os limites.
Por isso é tão interessante ver um lançamento como Reação em Cadeia. Dirigido por Márcio Garcia, astro da Globo e que também comandou Amor por Acaso, o longa-metragem conta a história do auditor Guilherme (Bruno Gissoni) que, quase sem querer, se envolve em um bizarro esquema de corrupção. É uma situação bem típica, com políticos, laranjas, propinas, etc.
Do outro lado, há ainda um drama na vida de Guilherme. Ele vê sua esposa ir embora com a filha, para outro país, após o protagonista direcionar sua atenção só para o trabalho. Sozinho e melancólico, ele acaba direcionando sua atenção para Lara (Monique Alfradique), uma antiga conhecida que retorna com tudo para sua vida. É aí que ele entra numa espiral de violência.
Misturando essas duas histórias, Reação em Cadeia é um filme de ação, mas com elementos que polvilham a história com outras sensações e emoções. Há o drama do personagem, toques de comédia principalmente com o excelente André Bankoff e até mesmo certo suspense em alguns momentos. Isso torna o filme dinâmico e vai além do que vemos no cinema brasileiro.
Não chega a ter a classe de Poyart, como visto em 2 Coelhos, por exemplo. Mas é um trabalho divertido, bem executado por Garcia. Há alguns tropeços no caminho, sim, como uma brincadeira do protagonista de falar com tabelas que causa certa vergonha alheia -- o personagem não é tão excêntrico a esse ponto. E, às vezes, o filme se arrisca em assuntos difíceis demais de abordar.
Com isso, fica uma sensação de incompletude. De que poderia ser melhor, mais bem acabado. No entanto, o bom ritmo do filme, atuações bem dirigidas e até mesmo um final que agrada, apesar de não ser o que todo mundo espera, faz com que Reação em Cadeia seja um divertimento agradável. Não vai mudar sua vida, claro. Mas vai te ajuda a passar bem o tempo.
Commentaires