Quem esperava que a Disney fosse produzir as cinco melhores animações de 2022, ledo engano. O estúdio do Mickey Mouse, na verdade, produziu alguns dos filmes mais esquecíveis de sua vasta biblioteca de desenhos (Red: Crescer é uma Fera, Lightyear, Mundo Estranho) e ficou bem longe de um top 5. A Netflix nadou de braçada, já os estúdios menores correram atrás.
Confira, a seguir, as cinco melhores animações de 2022. E aí, qual sua animação favorita do ano?
5. Tico e Teco: Defensores da Lei
Título: Tico e Teco: Defensores da Lei
Direção: Akiva Schaffer
Elenco: Andy Samberg, John Mulaney, KiKi Layne
Nota do filme: 6,8
1. Originalidade: 9,0
2. Qualidade Técnica: 7,0
3. História: 6,0
4. Atuações: 7,0
5. Caráter Mobilizador: 5,0
Justificativa: Mistura de live action com animação, Tico e Teco: Defensores da Lei é, sem sombra de dúvidas, um dos filmes mais surpreendentes do ano. Não apenas tem um humor afiado, ao trazer a dupla de esquilos de volta à ação depois de anos no ostracismo, como também consegue brincar com vários símbolos da cultura pop -- até mesmo com personagens que sequer estão sob os cuidados da Disney, como o Sonic Feio. Só dá uma deslizada mesmo em sua história, que acaba se tornando um pouco cansativa conforme as coisas vão se repetindo.
4. The House
Título: The House
Direção: Paloma Baeza, Emma De Swaef, Niki Lindroth von Bahr
Elenco: Mia Goth, Matthew Goode, Claudie Blakley
Nota do filme: 7,0
1. Originalidade: 8,0
2. Qualidade Técnica: 9,0
3. História: 6,0
4. Atuações: 7,0
5. Caráter Mobilizador: 5,0
Justificativa: Agora se prepare que vai começar uma sequência de filmes da Netflix, a rainha das animações em 2022. Pra começo de converso, The House. Esta produção em stop motion é uma mistura de Wes Anderson com Yorgos Lanthimos. Dirigida por Paloma Baeza, Emma De Swaef, Niki Lindroth von Bahr e Marc James Roels, a produção é dividida em três histórias que acompanham famílias em uma mesma casa. Começa com pessoas, depois parte para um rato e, depois, termina com uma gata tentando dar sobrevida para aquela casa em cenário apocalíptico. O stop motion é cuidadoso e o trabalho de voz dos atores, que no original conta com Helena Bonham Carter e Mia Goth, ajuda a fazer com que as histórias tragam a perturbação necessária – vale dizer, não é para crianças, já que as tramas têm detalhes bizarros e muito perturbadores.
3. Pinóquio
Título: Pinóquio por Guillermo del Toro
Direção: Guillermo del Toro e Mark Gustafson
Elenco: Ewan McGregor, David Bradley, Gregory Mann
Nota do filme: 7,5
1. Originalidade: 6,5
2. Qualidade Técnica: 10,0
3. História: 6,0
4. Atuações: 8,0
5. Caráter Mobilizador: 7,0
Justificativa: E aqui já vamos para uma outra qualidade de filme -- daqueles que podem e devem ganhar indicações ao Oscar. Pinóquio, de Guillermo del Toro, é a adaptação daquele mesmo filme que, nos últimos anos, ganhou várias e várias releituras. Mas nenhuma é tão bonita quanto esta aqui. Del Toro, de O Labirinto do Fauno e A Forma da Água, comanda esta animação em stop motion que traz profundidade para a história do garotinho de madeira. Tem mais significados do que a história original, tem uma beleza ímpar e, acima de tudo isso, um final deslumbrante.
2. Apollo 10½
Título: Apollo 10 e Meio: Aventura na Era Espacial
Direção: Richard Linklater
Elenco: Milo Coy, Jack Black, Lee Eddy
Nota do filme: 7,6
1. Originalidade: 7,0
2. Qualidade Técnica: 8,0
3. História: 8,0
4. Atuações: 8,0
5. Caráter Mobilizador: 7,0
Justificativa: Curioso que esta animação dirigida por Richard Linklater (Boyhood, Antes do Amanhecer) tenha passado batida na Netflix. Ele brinca com narrativas (trilogia do ‘Antes’), com visuais (‘Acordar para a Vida’) e até com o tempo (‘Boyhood’). Aqui, ele faz tudo isso. Afinal, o longa é um espelho da vida da infância do cineasta, mostrando o impacto do voo espacial da Apollo 10 em sua vida, usando a mesma técnica de animação de Acordar para a Vida – além disso, com bastante conversa, como é de praxe em seus filmes. Sob medida para os fãs do cineasta, Apollo 10 e Meio: Aventura na Era Espacial sabe como levar nostalgia para a tela, sem um saudosismo exagerado, e fazendo com que o público consiga pensar em sua própria jornada.
1. Entergalactic
Título: Entergalactic
Direção: Fletcher Moules
Elenco: Kid Cudi, Jessica Williams, Laura Harrier
Nota do filme: 7,8
1. Originalidade: 8,0
2. Qualidade Técnica: 9,0
3. História: 7,0
4. Atuações: 8,0
5. Caráter Mobilizador: 7,0
Justificativa: Sabe Homem-Aranha: No Aranhaverso? Ok. Agora imagine os personagens que habitam esse universo. O que eles estão fazendo enquanto Miles Morales está salvando o mundo por aí? Parece que é essa a história de Entergalactic, filme que usa a mesma técnica da animação da Sony. Mas nada de um super-herói que pula entre prédios usando uma teia de aranha. Filme maduro e corajoso, Entergalactic fala sobre vizinhos que se conhecem, se apaixonam e vivem as dores e as maravilhas do amor. É a animação mais interessante e ousada de 2022, mostrando que a Netflix é, de fato, a casa desses projetos de animação mais ousados.
Comentarios