A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou nesta segunda-feira que o filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, será a produção que representará o Brasil na disputa por uma indicação de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025.
O filme venceu concorrentes como Motel Destino, dirigido por Karim Aïnouz e exibido no Festival de Cannes, e Cidade; Campo, dirigido por Juliana Rojas e vencedor do prêmio de Melhor Direção em uma mostra paralela no Festival de Berlim. O longa Ainda Estou Aqui ganhou o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza deste ano e, desde então, vem ganhando destaque global.
O longa é inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, que conta a história de sua família. Ambientado no Rio de Janeiro na década de 1970, o filme apresenta a família Paiva: os pais, Rubens e Eunice, e seus cinco filhos. Após o desaparecimento do marido durante a ditadura militar, Eunice e as crianças precisam reinventar suas vidas.
A produção marca a terceira parceria entre Walter Salles e Fernanda Torres, que trabalharam juntos nos filmes Terra Estrangeira (1995) e O Primeiro Dia (1998). Com o longa Ainda Estou Aqui, esta será a 54a tentativa do Brasil emplacar uma indicação na categoria de melhor filme estrangeiro. Resta agora aos brasileiros torcer para que o país consiga seu primeiro Oscar.
Comentarios