1. A série une ciência e linguagem divertida
Basicamente, a série Desafio Impossível une três coisas: youtubers, ciência e formato de escape room. Funciona assim: Gusta Stockler, youtuber já consolidado no mercado, apresenta uma série de desafios para três jovens engenheiros. Eles, por sua vez, precisam usar a criatividade e conhecimentos da profissão para construir meios de sair de lugares ermos. E tudo isso apenas com sucatas e materiais de ferro-velho e com o tempo limite de 48 horas para a execução. Ou seja: é uma grande escape room televisionada, em ambientes reais, e que brincam com a emoção do espectador. Lembra o reality show No Limite, exibido na TV Globo nos anos 2000, mas sem intrigas naturais do formato. Aqui, o objetivo final é aproximar público das soluções de engenharia.
2. Os ambientes são incríveis
Todos os locais são ambientes encontrados por aí, Brasil afora. "Nada foi construído para interferir no programa", conta Gusta, apresentador do programa, durante evento de lançamento. Assim, é difícil não se encantar e se surpreender com algumas das paisagens. No primeiro episódio, por exemplo, o trio de engenheiros -- formado por Gabi Brandt, Guilherme Ikeda e o mexicano Carlos Fabila -- é desafiado a sair de uma floresta. No meio do caminho, encontram uma cabana e um lago que, de fato, foram encontrados ali pela produção, do jeito que estavam. A única coisa que era feita pela produção era inserir o material para que os participantes pudessem construir bugigangas e ferramentas para sair dali. "Era um ambiente maluco", resume Ikeda.
3. A ciência chega de forma didática, mas divertida
Neste mesmo primeiro episódio, é possível ver uma série de conhecimentos científicos sendo empregados no dia a dia -- como o café queimado que espanta mosquitos, as maneiras de se construir uma luminária ou, ainda, como esquentar uma feijoada sem ter meios de gerar fogo. Isso acaba mostrando como a ciência pode aparecer por aí, de forma leve e divertida. É algo que O Mundo de Beakman, lá nos anos 1990, também fez com maestria. Não é fácil. Mas, quando funciona, o resultado é extremamente agradável. Acerto do National Geographic que apostou nesta produção original brasileira.
Mas, porém, todavia, entretanto...
A apresentação do youtuber Gusta Stockler e a idade dos participantes -- que estão na faculdade -- já entrega que o público-alvo do programa não é a turma mais velha. Os mais jovens, sem dúvidas, são os que irão mais se identificar com a história que é armada pela produção e, sem dúvidas, irão se divertir com os desafios que surgem no meio do caminho. O resto do público, enquanto isso, deve ficar a ver navios....
SERVIÇO
O que? Desafio Impossível.
Onde? National Geographic.
Quando? Dia 31.
Commentaires