Ao pensar em grandes diretores do cinema, difícil não vir à mente o nome do cineasta americano Steven Spielberg. Dono de uma prolífica carreira, Spielberg é responsável por quase 60 filmes como diretor e com mais de 160 créditos como produtor. E pasmem: a grande maioria de seus projetos, com uma exceção ali e outra ali, possui uma qualidade acima da média.
O Esquina, então, reuniu todos os filmes de Spielberg e os avaliou um por um. Os melhores do cineasta estão listados aqui num ranking com cinco títulos -- e uma lista breve, logo abaixo, com menções honrosas de grandes filmes do cineasta, mas que infelizmente não entraram no ranking.
5.
Título: O Terminal
Elenco: Tom Hanks, Catherine Zeta-Jones, Stanley Tucci
Ano: 2004
Nota do filme: 9,0
1. Originalidade: 8,5
2. Qualidade Técnica: 9,0
3. História: 9,5
4. Atuações: 9,5
5. Caráter Mobilizador: 8,5
Justificativa: Muitos consideram O Terminal como um filme menor de Spielberg. O Esquina, enquanto isso, considera que este é o último grande filme do cineasta, que depois encadeou uma série de produções bem mais fracos como Lincoln e o último Indiana Jones. Mas esta pérola é magnífica: com uma trama bem amarrada e com Hanks inspiradíssimo, o cineasta tece uma trama com provocações à guerra e à burocracia que existe no relacionamento de nações.
4.
Título: Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros
Elenco: Sam Neill, Laura Dern, Jeff Goldblum
Ano: 1993
Nota do filme: 9,0
1. Originalidade: 10,0
2. Qualidade Técnica: 10,0
3. História: 8,5
4. Atuações: 9,0
5. Caráter Mobilizador: 7,5
Justificativa: Esse filme é um espetáculo. E enquanto O Terminal foi o último grande filme de Spielberg sério, Jurassic Park é o último filme do Spielberg "moleque" - até Jogador Número 1, pelo menos. Aqui, a técnica do filme é absurda: indo desde a música estonteante de John Williams, passando pela cenas repletas de tensão e os ótimos efeitos práticos que tornaram o filme imortal - muito melhor, aliás, do que é visto em Jurassic World. Este é um verdadeiro clássico. Sem discussões.
3.
Título: Tubarão
Elenco: Robert Shaw, Richard Dreyfuss, Roy Scheider
Ano: 1975
Nota do filme: 9,5
1. Originalidade: 10,0
2. Qualidade Técnica: 10,0
3. História: 9,5
4. Atuações: 10,0
5. Caráter Mobilizador: 8,0
Justificativa: Primeiro grande filme de Spielberg, que tinha apenas comandado o bom Louca Escapada, Tubarão tinha tudo pra dar errado. O diretor era inexperiente, foi filmado em meio ao mar aberto e o robô que simulava o animal era um desastre. Só que o norte-americano teve a sorte de ter a editora Verna Fields ao seu lado, que praticamente transformou o flime numa obra de arte. Hoje, Tubarão é copiado aos montes e serviu de inspiração para outros longas do gênero.
2.
Título: E.T.: O Extraterrestre
Elenco: Henry Thomas, Drew Barrymore, Peter Coyote
Ano: 1982
Nota do filme: 9,9
1. Originalidade: 10,0
2. Qualidade Técnica: 10,0
3. História: 10,0
4. Atuações: 9,5
5. Caráter Mobilizador: 10,0
Justificativa: A meu ver, apesar de Tubarão e Jurassic Park, este é o ápice do Spielberg se divertindo no cinema. E.T.: O Extraterrestre consegue misturar todas as emoções num só lugar e eternizar personagens e frases na mente de gerações de cinéfilos -- quem nunca ouviu a frase "E.T., home, phone" ou se identificou com as expressões do simpático e muito divertido? É um filme que está sempre conquistando novos fãs e que quase não tem erros em sua execução.
1.
Título: O Resgate do Soldado Ryan
Elenco: Tom Hanks, Matt Damon, Tom Sizemore
Ano: 1998
Nota do filme: 10,0
1. Originalidade: 10,0
2. Qualidade Técnica: 10,0
3. História: 10,0
4. Atuações: 10,0
5. Caráter Mobilizador: 10,0
Justificativa: Que filme. Que filme. O Resgate do Soldado Ryan é um daqueles filmes raros que surgem a cada década. Com a temática sobre a guerra, ele versa sobre assuntos dos mais diversos e inerentes ao tema, ampliando a importância do longa-metragem e dando força à trama encabeçada por Tom Hanks. É complexo, é bem filmado, é histórico e é um baita filme. Merece, sem sombra de dúvidas, o topo do ranking elaborado aqui do Esquina.
Menções honrosas
A Lista de Schindler, Contatos Imediatos de Terceiro Grau, Indiana Jones: Os Caçadores da Arca Perdida.
Commenti